-
Postado em 26 de Março de 2020 às 09h59

Avicultura e coccidiose: como manter a sanidade de seu plantel

Avicultura (29)

"Na avicultura, tivemos que aprender a conviver com a coccidiose mantendo a doença em um nível mais controlado possível. Esta doença com seus efeitos, sem dúvida, é a que causa maior impacto negativo na produtividade das aves", diz Eduardo Muniz, gerente de serviços técnicos da linha Aves da Zoetis. "Para se ter uma ideia, há três anos o Brasil teve um custo de cerca de R$ 170 milhões com essa doença", completa Muniz.

A coccidiose em frangos de corte é causada principalmente por três espécies de protozoários Eimerias (E. acervulina, E. maxima e E. tenella). "As eimerias se instalam no intestino da ave, deixando-a apática; causam perda de peso e levam a uma piora na conversão alimentar", explica a médica-veterinária Jamile Cruxen Mothci, consultora de vendas da Zoetis no estado do Paraná.

Para o controle da doença, a Zoetis possui em seu portfólio DECCOX, um anticoccidiano sintético capaz de eliminar os coccídeos mais prevalentes na granja em estágio precoce de desenvolvimento. "O Deccox é ideal para aves com até 21 dias de vida e permite o combate e a prevenção das eimerias neste importante período de desenvolvimento", diz Jamile.

Já para o período de crescimento das aves, após os 21 dias, a empresa recomenda AVATEC, único ionóforo bivalente, que provoca o desequilíbrio osmótico das eimerias com predileção à E. maxima e E. tenella que tem seu ciclo mais tardio.

Programa ROTECC

Baseada em análises de pesquisa e testes de campo, a Zoetis oferece aos produtores o Programa Rotecc, cujo objetivo é acompanhar o produtor em seus desafios cotidianos e prover soluções capazes de tornar sua atividade o mais rentável possível. "Nossa equipe técnica analisa as condições da granja, realiza necropsia, implementa testes de sensibilidade das Eimerias mais prevalentes no campo para definir quais os anticoccidianos mais adequados e em que momento devem ser aplicados. Nossa recomendação é que sempre haja um rodízio destes medicamentos independentemente do fornecedor e que eles sejam sempre usados de forma responsável, ética e racional", diz Eduardo Muniz.

"Nosso foco é ajudar o cliente, tendo como prioridade a saúde e o bem-estar animal. Por isso, esse serviço de consultoria tem sido cada vez mais requisitado", finaliza Jamile.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com mais de 10 mil funcionários. Em 2019, obteve faturamento de US$ 6,3 bilhões de dólares. Para outras informações, acesse www.zoetis.com.br

 

Com informações Assessoria de Comunicação Zoetis

Veja também

7 dicas para realizar um programa de biosseguridade eficiente em incubatórios26/11/20Manter o monitoramento nos principais pontos de entrada de doenças no incubatório pode garantir a produção de aves de qualidade e com melhores resultados Os incubatórios são criadouros que passam por constantes ameaças de patógenos, devido às condições climáticas no interior do ambiente, circulação de pessoas, tráfego de veículos de diversos locais e entrada de materiais. Somado a isso, a alta rotatividade de ovos que chegam vindos de diversas granjas contribuem para que os......
A importância do diagnóstico inicial para uma avicultura de resultado25/01Primeiro pilar do Programa Balance visa identificar pontos críticos e mensurar estratégias flexíveis para o equilíbrio zootécnico e econômico das granjas A complexidade da avicultura moderna exige um suporte técnico multidisciplinar capaz de apontar soluções estratégicas flexíveis mirando fatores internos, intrínsecos a atividade (nutrição, qualidade dos......

Voltar para EDITORIAS