A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse na última segunda-feira (6) que se China e os Estados Unidos não chegarem a um acordo, isso pode criar oportunidades de negócio para o Brasil com os chineses.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá aumentar em 25% as tarifas aplicadas a determinados produtos chineses vendidos no mercado norte-americano e que outros também podem ter as taxas reajustadas.
“A gente precisa saber se isso foi um recado ou se isso vai ser efetivado. É claro que se os Estados Unidos e a China não entrarem num acordo e essas tarifas não voltarem ao que era antes, realmente é uma janela de oportunidade a mais para o Brasil”, disse a ministra.
Caso os dois países firmem o acordo, uma das preocupações é que com a exportação da soja brasileira para a China. Os Estados Unidos são concorrentes no setor.
Tereza Cristina voltou a destacar que o Brasil também pode aumentar as vendas de carne para a China, que enfrenta um surto de peste suína africana. A doença já atingiu pelo menos 20% do rebanho de suínos dos chineses, maiores produtores e consumidores de carne suína do mundo.
“Os chineses vão ter que importar [carne] dos Estados Unidos, do Brasil e de outros países para suprir a sua demanda interna e hoje já tem um alto preço. O Brasil vai poder colaborar um pouco para que esses preços da carne na China possam ter patamares menores do que eles estão hoje e deverão ficar”, afirmou.
Na viagem à China, a ministra apresentará ás autoridades locais listas de plantas frigoríficas brasileiras com potencial de vender para os chineses. O objetivo, segundo Tereza Cristina, é ampliar o número de habilitados para exportação.
Foto e texto: Ministério da Agricultura
Veja também
Epagri divulga estimativa da safra de verão 2019/20 para Santa Catarina24/Set/201924/09/19há 1 ano e 6 meses Terça-feira, 24 de Setembro de 201924/09/2019A Epagri apresentou nesta segunda-feira, 23, em Florianópolis, a estimativa da safra de verão 2019/2020 para Santa Catarina. A previsão, feita pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa), indica aumento na área plantada e no volume produzido da soja e queda no milho grão, na comparação com a safra mais recente. De forma geral, a......
PIB DO AGRO SOBE, MAS RESULTADO NO 1º TRIMESTRE É NEGATIVO28/Jun/201928/06/19há 1 ano e 9 meses Sexta-feira, 28 de Junho de 201928/06/2019Agricultura tem desempenho negativo no ano, enquanto pecuária teve alta. O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio teve alta de 0,10% em março, mas nos primeiros três meses do ano o resultado foi de queda de......
SC anuncia medidas para minimizar prejuízos com a estiagem no meio rural06/Abr/202006/04/20há 1 ano Segunda-feira, 06 de Abril de 202006/04/2020Os produtores rurais de Santa Catarina contarão com dois novos projetos para manter a competitividade dos pequenos empreendimentos: um com base no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e outro na Nota do Produtor Rural. A Secretaria de......