-
Postado em 06 de Fevereiro de 2020 às 07h37

Embrapa estima que o Brasil produz 75 mil toneladas de pimentas por ano

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), não existe uma estimativa exata da produção da pimenta no país, mas acredita-se que são aproximadamente 5 mil hectares de área cultivada por ano, gerando uma produção de 75 mil toneladas da especiaria.
Só a Sabor das Índias, empresa brasileira especializada em produtos à base de pimenta, situada em Vinhedo, no estado de São Paulo, processou um total de 109 toneladas no ano de 2019, contabilizando um aumento 34% em relação a 2018.

A Embrapa informa que ainda não é possível ter uma estimativa exata da produção de pimenta no Brasil, porque em grande parte, é cultivada por pequenos agricultores de diversas regiões brasileiras.

A Sabor das Índias, por exemplo, reforça a ideia de praticar a responsabilidade socioambiental, trabalhando diretamente com produção familiar, viabilizando negócios com 21 famílias em Minas Gerais e utilizando matéria-prima da Amazônia em suas criações, como o Murupi, por exemplo, também adquirido diretamente dos produtores ribeirinhos instalados na região dos rios Negro e Solimões.

As informações da Embrapa ainda apontam um consumo crescente e isso tem aumentado a demanda pelo produto, tornando esse segmento do agronegócio um dos mais importantes do país, sendo que parte da produção é voltada também para a exportação em diferentes formatos, dado também validado pela empresa de Vinhedo. A Sabor das Índias fechou o ano passado com um aumento de 20% em suas vendas para o mercado exterior, chegando a países como Angola, Canadá, China, Dubai, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Paraguai, Portugal e Suíça.

Sabor das Índias, empresa familiar fundada há 25 anos na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. Hoje, a marca comandada pelos irmãos Diogo Moreira de Aquino e Gustavo Moreira de Aquino, exporta diversos itens derivados da pimenta para Angola, Canadá, China, Dubai, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Paraguai, Portugal e Suíça. Todos os produtos são veganos, livres de conservantes e corantes, além de serem preparados com azeite de oliva.

 

Com informações Assessoria de Imprensa Embrapa

Foto: Freepik

Veja também

BRF anuncia recolhimento de 464 toneladas de frango por suspeita de salmonela14/02/19 A empresa BRF comunicou ontem ao Ministério da Agricultura (Mapa) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que está recolhendo de forma voluntária 464 toneladas de carne de frango por suspeita de presença da bactéria Salmonella enteritidis. No mercado doméstico estão sendo recolhidas 164,7 toneladas de frango in natura, em 13......

Voltar para EDITORIAS