-
Postado em 06 de Janeiro às 08h46

Gestão e controle: processos fundamentais na produção rural

Uma das grandes dificuldades dos empresários familiares no Brasil consiste na gestão financeira de seu negócio. Sem esse controle, fica difícil organizar as finanças e mensurar os resultados do trabalho.

Nas empresas rurais não é diferente. Geralmente, bastante atarefados com as atividades do dia a dia, a gestão acaba ficando em segundo plano. Isso era o que acontecia na propriedade da Família Zulian, localizada na Linha Lageado dos Pintos, em Concórdia.

Contudo, o cenário começou a mudar a partir da participação da família no curso "Gestão da Qualidade – QT Rural", que faz parte do projeto "Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite". A ação visa melhorar os processos de gestão, resultando em melhorias na renda e na qualidade de vida dos produtores.

O casal Edivan e Ketlen Zulian comandam a empresa rural que tem 17,3 hectares e desenvolve como principal atividade a produção de suínos, com um plantel constituído por 1.750 animais alojados. Eles já participaram também do programa "De Olho na Qualidade Rural" e por isso, estão implantando melhorias nas questões de organização e embelezamento dos espaços.

"A empresa tem uma boa apresentação e está melhorando a qualidade dos produtos e, por consequência, gerando maior rendimento e qualidade de vida. Isso é reflexo da participação de Ketlen no treinamento, que assumiu a responsabilidade de realizar os controles da empresa rural", observa o consultor credenciado ao Sebrae/SC e responsável pela capacitação, Nedir P. Alixandre.

Ketlen comenta que não percebia os problemas na propriedade, mas que com o curso, passou a ver como isso interferia nos resultados. "Foi uma ferramenta muito importante para nossa percepção. Nos ajudou a traçar metas, rever nossos valores e proporcionou uma visão maior da área ambiental, social e econômica", destaca.

Na avaliação do casal, o treinamento foi de grande eficácia, em especial por causa das consultorias in loco, que permitiram o esclarecimento de dúvidas. "Só temos a agradecer", finaliza Ketlen.

Parceiros

O "Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite" é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Fundação Aury Luiz Bodanese, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Coasgo e Cooperalfa.

Texto e fotos: MB Comunicação

Veja também

Custos de produção de suínos e de frangos de corte sobem em maio30/06 Os custos de produção de suínos e de frangos de corte calculados pela CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, voltaram a ter mais um mês de alta em maio, subindo 1% e 0,28%, respectivamente, na comparação com abril. Os dois índices têm acumulado altas em todos os meses de 2020. O ICPSuíno foi aos 265,73 pontos em maio,......
NetWord Agro oferece serviço em gestão de riscos da lavoura09/08 Quem trabalha com plantio de milho e soja, por exemplo, sabe que precisa estar atento a todo tipo de cenário que pode afetar negativamente a produtividade da lavoura. Pensando nisso, imagina como seria prático receber os principais dados sobre o......

Voltar para EDITORIAS