-
Postado em 16 de Outubro de 2019 às 10h25

Mapa e OCB firmam acordo para promover intercâmbio e internacionalização de cooperativas

Cooperativas (37)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assinou nesta terça-feira (15) um acordo de cooperação técnica com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para promover a intercooperação e a internacionalização da produção de cooperativas brasileiras, no âmbito do Programa Brasil Mais Cooperativo. O acordo foi assinado em Chapecó (SC).

O Ministério se compromete, junto com a OCB, a favorecer a troca de conhecimento, de experiências e de boas práticas entre cooperativas, considerando as realidades regionais, e a estimular a formação de redes produtivas, beneficiadoras e de comercialização. A intercooperação visa qualificar a gestão de cooperativas em diversas regiões do país, enquanto a internacionalização trata da abertura de mercados para as cooperativas brasileiras.

Segundo a ministra Tereza Cristina, a participação do Mapa no acordo tem como objetivo ampliar e consolidar este mercado não só para as grandes, mas também para as médias e pequenas cooperativas. “O cooperativismo é um dos melhores sistemas que eu conheço. É justo, traz igualdade social, enfim, é um sistema que temos que replicar”, disse a ministra.

A ministra destacou que a assistência técnica é a "palavra mágica" para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, especialmente para os pequenos produtores. “Não podemos ter empresas de excelência, que trabalham com a mais alta tecnologia e ter o pequeno agricultor, aquele assentado, ele precisa receber essa assistência técnica para ter renda, ter qualidade de vida, ter dignidade e a liberdade para fazer o que ele quer com a sua propriedade”, disse.

Para Tereza Cristina, o Brasil tem uma oportunidade de ouro para mostrar a importância do seu agronegócio para o mundo todo. “Me dá muito orgulho poder sair do nosso país e ir lá fora e poder contar o que temos de bom. Tem muitos maus brasileiros que gostam de falar mal do nossos pais, mas eu tenho orgulho, porque estou falando a verdade. Temos problemas, mas temos muito mais sucesso que fracasso no Brasil”, disse. 

Frigorífico

A ministra também participou em Chapecó da ampliação do frigorífico Aurora. Segundo a empresa, investimentos de R$ 268 milhões permitiram dobrar a capacidade instalada para 10 mil cabeças por dia.

Com a ampliação, o número de trabalhadores diretos da unidade sobe dos atuais 3.000 para 5.480 empregados diretos.

 

Texto e imagem: Assessoria de Imprensa Mapa

Veja também

Copercampos é eleita a Melhor Empresa em Gestão de Pessoas do Brasil - Categoria 1.500 a 3 mil funcionários01/11/19 A Copercampos recebeu na noite de segunda-feira, 28 de outubro, no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo/SP, premiação como a Melhor Empresa em Gestão de Pessoas do Brasil, na categoria de 1.501 a 3 mil funcionários. O ranking foi realizado após pesquisa desenvolvida pelo Jornal Valor Econômico e Mercer Consultoria. No evento, as 35 empresas do país que......
Aurora Alimentos lança filme com exemplos de famílias que superaram desafios na pandemia13/01Quatro histórias emocionantes contadas por empregados da cooperativa lembram as de muitas famílias brasileiras em 2020 Um ano extremamente desafiador está chegando ao fim. Mas situações adversas também servem para mostrar a capacidade das pessoas em se adaptar e cooperar. E exemplos não faltam. Para demonstrar um pouco do que esse ano......

Voltar para EDITORIAS