-
Postado em 19 de Julho de 2019 às 11h44

SBSS: Como as boas práticas produtivas interferem no uso de antimicrobianos na suinocultura

Eventos (97)

Por décadas, os antimicrobianos têm sido utilizados na produção animal, seja para tratamento ou como promotor de crescimento. No entanto, nos últimos anos essa prática vem sendo repensada e os promotores de crescimento estão sendo banidos da produção. Da mesma forma, a pressão do consumidor sobre este tema tem sido uma constante.

A 12ª edição do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS) trata deste tema com o veterinário e pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Nelson Morés. “Como preparar os leitões para o sistema de produção com redução de antimicrobianos” será o tema da apresentação, marcada para o dia 08 de agosto, às 9h30min. 

A palestra de Morés será baseada em requisitos essenciais de boas práticas de produção para se fazer a utilização prudente de antimicrobianos nas diferentes fases de produção na suinocultura. “O que sabemos, porém não fazemos nos rebanhos? Por que necessitamos usar antimicrobianos, muitas vezes em excesso?”, destaca. Ainda na palestra, o pesquisador aborda questões fundamentais na maternidade para desmamar leitões com excelente desempenho e saúde. “Focando, basicamente, a ingestão do colostro, a idade de desmame e a ingestão de alimento”, antecipa.

As boas práticas que começam na maternidade repercutem nas as outras fases produtivas. “Na fase de creche, foco na primeira semana após o desmame, em especial com relação à ingestão de água e ração”. Morés falará ainda sobre outras medidas sanitárias, como os programas de vacinação dos leitões, fluxo de produção nas diferentes fases, redução de fatores estressantes, lotação adequada e questões de biosseguridade. “Em especial, aquelas relacionadas à disseminação de patógenos no interior do rebanho”, finaliza.

12º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

O evento irá acontecer entre os dias 06 e 08 de agosto, no Centro de Evento Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó/SC. O SBSS reunirá participantes entre médicos veterinários, zootecnistas, consultores, pesquisadores, profissionais da agroindústria e produtores toda América Latina. Todas as palestras terão tradução simultânea para o espanhol. 

As inscrições para o Simpósio podem ser realizadas pelo site http://www.nucleovet.com.br/simposio-suinocultura/inscricao.

 

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa Nucleovet


 

Veja também

Mercoagro 2020 vai ocorrer em cenário de expansão das exportações mundiais de carnes20/08/19 Um ambiente internacional de exportações crescentes garantirá transações superiores a 200 milhões de dólares durante a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro 2020), programada para o período de 15 e 18 de setembro de 2020 no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó......
NUCLEOVET anuncia Simpósio Digital16/03O NUCLEOVET confirma a realização do 21º Simpósio Brasil Sul de Avicultura, totalmente on-line, nos dias 6, 7 e 8 de abril de 2021 em formato digital A decisão de alteração do tradicional formato, leva em consideração a segurança dos participantes em função do cenário de pandemia da COVID-19. Uma plataforma exclusiva foi criada para garantir......

Voltar para EDITORIAS