-
Postado em 02 de Março de 2020 às 18h07

21ª Expodireto Cotrijal: a mais tecnológica de todos os tempos

Eventos (109)

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, reafirmou o fato da feira ser considerada um grande palco de reivindicações do setor. Lembrou da novidade anunciada no ano passado pelo governador Eduardo Leite: a reconstrução da RS -142, cuja obra foi entregue à comunidade na tarde de domingo. “É disso que precisamos – que se inicie e termine a obra prometida, no caso a RS-142, que vai resultar em mais segurança e melhorias na logística para toda a região”.

Ele destacou como assunto importante a ser levado à equipe econômica do Governo pela Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a necessidade de redução dos juros para o agronegócio. “Isso vai dar uma oxigenação ainda maior na nossa economia”, pontuou.

Manica ressaltou ainda a grande novidade da feira neste ano, a inauguração da Arena Agrodigital, considerada pelo presidente da Expodireto Cotrijal como um marco e divisor de águas no agronegócio brasileiro. “Queremos transformar a área em um laboratório de tecnologia e inovação dentro do parque da Expodireto, oportunizando a startups de todo o Brasil auxiliar no desenvolvimento de projetos no setor do agronegócio”.

A 21ª edição da Expodireto Cotrijal deve contar com a participação de mais de 80 países e tem 573 expositores. Nei César Manica ressaltou a integração dos colaboradores, expositores e patrocinadores para o sucesso da feira a cada edição. “Queremos que esta seja a melhor e maior feira de todas as já realizadas. Nosso objetivo é levar tecnologia e inovação a todos que visitarem a feira – todos os que aqui chegam, chegam com conhecimento. Todos os que daqui saem, saem com conhecimento ainda maior”, concluiu o presidente.

Feira para acelerar o Agro

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, lembrou que em 2019 falou sobre o aumento da subvenção do seguro do Plano Safra, o que já foi concretizado. Enfatizou ainda sobre o ato simbólico de entrega de títulos do Assentamento Libertação Camponesa, de Não-Me-Toque, realizado na sequência da abertura oficial. “A meta é entregar 600 mil títulos até o final do mandato”. Para ela, as perspectivas do Brasil no setor do agronegócio são ótimas. “Temos toda tecnologia e estrutura. O mercado está lá nos esperando, os empresários têm que ser mais ousados”, afirmou.

O prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa, reconheceu a Expodireto Cotrijal como um importante evento, que expandiu o nome do município ao cenário internacional e fez com que Não-Me-Toque se tornasse uma referência no que diz respeito à agricultura de precisão”.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, a cada edição da Expodireto Cotrijal a esperança se renova. “Não há como não relembrar a história dessa feira, que começou tímida e modesta e que até hoje não perdeu sua proposta inicial: foco e organização. É uma das maiores marcas do agro, não apenas do Rio Grande do Sul, mas também do mundo. O futuro da agropecuária está aqui”, destacou.

Falou sobre as dificuldades que o Rio Grande do Sul enfrenta, o que acarreta na diminuição de investimentos e, por consequência, na perda de competitividade com outros Estados da Federação. “Também vivemos nessa safra um momento de muita apreensão. A estiagem trouxe prejuízos e afetou diversas culturas, principalmente o milho. Agora no final do ciclo da soja, em algumas regiões do Estado, a falta de chuvas está provocando prejuízos significativos. Mas precisamos construir alternativas e encarar os desafios”, disse Polo. Para ele, o caminho passa pela valorização do agronegócio, o setor que segurou no braço a economia do Estado e do país nos piores momentos.

O deputado federal Pedro Westphalen, representando a Câmara dos Deputados, disse que nesta feira o pequeno, o médio e o grande produtor são elevados a condição que merecem, como representantes do segmento que tem sustentado a economia estadual e nacional.

Onix Lorenzoni, ministro da Cidadania e representante do presidente Jair Bolsonaro, enfatizou que a Expodireto Cotrijal é uma demonstração clara de um setor que sabe se reinventar. “Já enfrentamos muitas turbulências em governos anteriores, mas produzimos hoje o quilo de proteína ou vegetal mais verde do Planeta, com o menor uso de defensivos químicos e com a maior qualidade de alimento que pode ser colocado à mesa de qualquer ser humano em todo o mundo”, disse o ministro.

Uma feira que é reconhecida em todo o mundo e que coloca nosso Estado como protagonista nesse setor. Assim se referiu à Expodireto Cotrijal o governador do RS, Eduardo Leite. Destacou a inauguração da Arena Digital como um embrião de um futuro polo de tecnologia. “Também estamos voltados para incentivar a tecnologia, porque queremos o ganho de produtividade, qualidade e precisão de todos os setores, o que vai garantir também geração de emprego e renda na economia do futuro, naquilo que sabemos fazer de melhor, que é a produção agrícola”, finalizou Leite.

Compuseram ainda a mesa principal o vice-governador, delegado Ranolfo Viera Jr; o senador Luís Carlos Heinze; o presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes; o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder; o deputado federal Alceu Moreira; o senador Lasier Martins; o ministro da Agricultura do Paraguai, Rodolfo Friedmann; e a Embaixadora do Senegal no Brasil, Fatoumata Correa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Veja também

MERCOAGRO 2020: maior feira da indústria da carne das Américas será lançada em Chapecó11/07/19 Empresários, expositores, apoiadores, autoridades e profissionais de imprensa participam às 19 horas do dia 01 de agosto, na cantina do Cesec, em Chapecó, do lançamento de uma das maiores feiras técnicas da indústria mundial de alimentos: a MERCOAGRO 2020, Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne. A expo-feira......
ACAV debate incubação, matrizes de corte e nutrição de aves28/06Assuntos serão explanados por especialistas nos dias 20, 21 e 22 de setembro, com transmissão on-line A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) promove, nos dias 20, 21 e 22 de setembro deste ano, o Simpósio de Qualificação Técnica ACAV. O evento será on-line e discutirá incubação,......
Semana Agro Sicredi inicia hoje 12/07 A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG promove a partir desta segunda-feira (12) a Semana Agro Sicredi. A programação que segue até sexta-feira (16) conta com eventos diários online gratuitos, sempre às......

Voltar para EDITORIAS