-
Postado em 22 de Julho de 2019 às 14h56

As tendências de consumo e seus impactos na produção serão debatidos no SBSS

Eventos (85)

Durante o Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, o zootecnista André Machado, debate a “Percepção do consumidor em relação ao bem-estar de animais de produção: onde podemos auxiliar?". A palestra está marcada para o dia 06 de agosto, às 16h35min.

No SBSS, André Machado investiga o que o consumidor busca em meio a tendências e reais necessidades. O fator preço ainda é determinante na escolha por uma proteína animal, revela Machado. “O hábito de consumo varia conforme a classe social”. Porém, produtores e indústrias devem ficar atentos em tendências de mercado como a certificação, rastreabilidade, bem-estar animal, entre outros, que sensibilizam o consumidor, principalmente das áreas urbanas.

Machado acredita que tanto produtor, como a indústria e o varejo, além de produzir, distribuir e comercializar, tem o papel essencial de informar o consumidor. “Desmistificar e desconstruir algumas visões inapropriadas em relação às carnes como parasitas em suínos, antibióticos e hormônios no frango e limitações dos cortes bovinos nos preparos culinários”, exemplifica.

“Os consumidores buscam por procedência dos produtos, mas não estão dispostos a pagar muito mais por isso”, revela. Machado destaca um movimento crescente em que o consumidor não compra apenas a proteína animal, mas todo o contexto e história daquele produto, valorizando os produtores, a adoção de técnicas sustentáveis como bem-estar animal, rastreabilidade, entre outros.

Na palestra, Machado perpassa ainda por dois assuntos latentes na cadeia de proteína animal: a utilização de antibióticos como promotores de crescimento e as carnes de laboratório. “Na Europa, os promotores de crescimento já estão proibidos, então temos um movimento de cobrança do consumidor”, afirma. Quanto à carne de laboratório, Machado avalia como um movimento que surge propondo novos conceitos e hábitos de consumo. “Em função dos recursos naturais envolvidos no processo produtivo e a questão do bem-estar animal”.

André Machado é gerente de desenvolvimento das cadeias de carnes e pescados do GPA. Possui experiência profissional na indústria frigorífica, especialização em certificação na cadeia de alimentos, gestão da qualidade e rastreabilidade na área de produção animal (França). Atualmente é responsável pelo Desenvolvimento Comercial de Multivarejo do Grupo Pão de Açúcar.

12º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

O evento irá acontecer entre os dias 06 e 08 de agosto, no Centro de Evento Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó/SC. O SBSS reunirá participantes entre médicos veterinários, zootecnistas, consultores, pesquisadores, profissionais da agroindústria e produtores toda América Latina. Todas as palestras terão tradução simultânea para o espanhol.

As inscrições para o Simpósio podem ser realizadas pelo site http://www.nucleovet.com.br/simposio-suinocultura/inscricao.



Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa Nucleovet

Veja também

21º Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA) é adiado17/03/20 Diante do presente cenário e informações em torno do COVID-19 (Coronavírus) veiculadas nos últimos dias, considerando se tratar de uma enfermidade emergente de gravidade reconhecida, mediante as recentes recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministerio da Saúde Brasileiro, da Associação Brasileira de......
Simpósio Brasil Sul de Avicultura define programação científica22/03Abertura oficial será no dia 6 de abril, às 13h30. Palestrantes trarão as últimas tendências do mercado em transmissões totalmente on-line A programação científica do 21º Simpósio BrasilSul de Avicultura (SBSA) – um dos maiores eventos do setor avícolalatino-americano – foi anunciada hoje pela entidade promotora, oNúcleo Oeste de......

Voltar para EDITORIAS