-
Postado em 02 de Abril de 2019 às 08h32

Aveclean lança sistema inédito para desinfecção de camas de aviários

Eventos (85)

A sanidade animal é um dos principais patrimônios da atividade avícola. A demanda crescente por produtos cada vez mais seguros tem obrigado as agroindústrias a intensificarem seus programas de biosseguridade na criação das aves, a fim de que se mantenham sustentáveis no mercado globalizado.

O reaproveitamento da cama de aviário é uma reduz os custos da produção. Contudo, as práticas de manejo utilizadas atualmente não garantem a eliminação de microrganismos patogênicos, como as salmonelas, desencadeando a transmissão de um lote para o outro. O Sistema AVECLEAN é um mecanismo que foi desenvolvido para desinfetar as camas de aviários. 

Como funciona
Um equipamento com gás amônia é instalado do lado de fora do aviário com mangueiras de difusão para a parte interna. As estruturas são distribuídas sobre as camas do aviário e cobertas com uma lona plástica. A amônia é injetada de modo uniforme, garantindo a eliminação dos microrganismos patogênicos. O processo é feito de modo totalmente seguro, sem colocar em risco o operador e o meio ambiente.
"Nos estudos realizados, observou-se que o Sistema AVECLEAN foi eficiente na eliminação do Alphitobiusdiaperinus (larvas e adultos) em 60 minutos, enterobactérias, SalmonellaEnteritidis, S.Typhimurium e S. Heidelberg em 48 horas. O estudo sobre a eliminação de enterobactérias foi feito em granjas avícolas e os demais foram realizados em condições laboratoriais," explica o Dr. Fernando Pilotto, Médico Veterinário e professor da Universidade de Passo Fundo/RS.

Benefícios imediatos
- Elimina as enterobactérias e os insetos.
- Reduz o tempo de vazio sanitário entre os lotes.
- Melhora a conversão alimentar nas aves, devido à redução na pressão de infecção. 

Veja também

Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira, em Campos Novos10/02/20 As novidades do agronegócio disponíveis ao homem do campo. Nesta terça-feira, 11, a partir das 8h da manhã, inicia em Campos Novos/SC, a 25ª edição do Show Tecnológico Copercampos. Os mais de 150 expositores presentes no evento deixaram tudo preparado para receber os agricultores de diferentes regiões do Brasil, em especial da área de......
Startups brasileiras com soluções para o agronegócio podem concorrer a investimento de US$ 1 milhão no Vale do Silício21/11/20Inscrições para participar da Startup World Cup - Regional Brasil vão até 29/11 Startups com soluções para o agronegócio podem se inscrever até o dia 29/11 para a Startup World Cup 2020 - Regional Brasil, a maior competição de startups do mundo, promovida em mais de 50 países pela Pegasus......

Voltar para EDITORIAS