-
Postado em 28 de Fevereiro de 2020 às 08h22

Mercoagro 2020 adere à campanha Lixo Zero e desenvolve ações de sustentabilidade

Eventos (85)

Um conceito será colocado em prática na 13ª edição da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro): sustentabilidade ambiental. Na última semana, o gerente do projeto Mercoagro, Nadir José Cervelin, coordenou reunião de trabalho sobre esse assunto para iniciar com antecedência a discussão sobre recolhimento e destinação correta de resíduos recicláveis e orgânicos antes, durante e após a feira. A intenção é sensibilizar e envolver montadoras, expositores e público visitante.

A Mercoagro 2020 está programada para o período de 15 a 18 de setembro deste ano. A feira será realizada no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC). Ela tem o status de maior expo-feira do setor na América do Sul e é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) com apoio das principais entidades do setor agroindustrial da proteína animal.

A operação da feira obedecerá a um plano ambiental para a coleta e destinação dos resíduos produzidos na montagem, no transcurso e na desmontagem da estrutura da Mercoagro. Papel, papelão, plástico, madeira e forrações (carpet) terão destinação adequada. Para os materiais orgânicos, será construída uma composteira no parque de exposições.

Cervelin explica que os procedimentos serão comunicados para todos os envolvidos com a feira, desde as montadoras e outros prestadores de serviços até os expositores e visitantes. "O objetivo é ter uma extensão da campanha Lixo Zero da Prefeitura de Chapecó, ampliando as ações de sustentabilidade iniciadas nas edições anteriores da Mercoagro. A edição deste ano traz o novo e uma nova prática ambiental não poderia ficar de fora", frisa Cervelin.

Da mesma forma, serão dados tratamento e destinação adequados ao lixo gerado durante os quatro dias da expo-feira e à água utilizada para abastecer a área bruta total de 20 mil metros quadrados ocupada por 231 estandes que abrigarão mais de 400 empresas. Esse conjunto será visitado por 22 mil compradores. O plano ambiental também levará em conta a circulação de aproximadamente 2.500 automóveis, vans e micro-ônibus pelo estacionamento da feira.

O dirigente destaca que a Mercoagro tem compromisso com a sustentabilidade ambiental e ecológica, comprovando que a indústria da carne contribui para manter a qualidade de vida e os ecossistemas em harmonia. "Nós também temos compromisso de encontrar uma maneira de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades. As empresas expositoras têm excelentes cases nesse sentido que também poderão ser conferidos durante a feira", acrescenta Cervelin.

A feira tem forte caráter internacional, com visitantes e expositores da Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Equador, Bélgica, Holanda, Paraguai, Uruguai, Rússia, Canadá, China, França e Islândia. A previsão de negócios é da ordem de 200 milhões de dólares. Entre os expositores, estarão empresas dos setores de refrigeração, automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens, transporte e armazenagem, equipamentos e acessórios, entre outros produtos e serviços para atender a indústria da carne.

A Mercoagro 2020 tem patrocínio da Aurora Alimentos, do BRDE, do Sicredi e da Unimed Chapecó. a feira conta com parceria da Prefeitura de Chapecó e apoio das entidades: Nucleovet, Abrafrigo, Facisc, Unoesc, Embrapa, Sincravesc, Asgav/Ovos RS, Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, ABPA, Sihrbasc, Fiesc, Senai, Sesi, Unochapecó, Sebrae, Safetrading e Sicoob. A comercialização é da Enterprise Feiras e Eventos. Mídia oficial: revistas Agro & Negócios, Frigonews e Mais Carne.

Outras informações no site www.mercoagro.com.br.

 

Com informações MB Comunicação

Veja também

Show Tecnológico Copercampos inicia nesta terça-feira, em Campos Novos10/02/20 As novidades do agronegócio disponíveis ao homem do campo. Nesta terça-feira, 11, a partir das 8h da manhã, inicia em Campos Novos/SC, a 25ª edição do Show Tecnológico Copercampos. Os mais de 150 expositores presentes no evento deixaram tudo preparado para receber os agricultores de diferentes regiões do Brasil, em especial da área de......
3a Conbrasul adia realização para 28 de novembro17/03Agravamento da pandemia de Covid-19 prorroga evento de gala da avicultura de postura, que agora será realizado de 28 de novembro a 2 de dezembro, em Gramado, no A comissão organizadora da 3a Conbrasul (Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos), evento de abrangência nacional e internacional, anuncia o adiamento da sua realização para os dias 28 de......

Voltar para EDITORIAS